1-É fundamental para composição de fotos de arquitetura ou paisagem manter o horizonte alinhado. Nunca deixe o horizonte desalinhado, mesmo que seja necessária correção no computador.
2-Evite linhas verticais convergentes. Isso pode ser feito de várias maneiras:
a) Usar grande angular, manter câmera paralela à fachada e subir em um edificio vizinho, de preferência até altura correspondente à metade do edificio fotografado. As linhas verticais ficarão paralelas e será possível usar grande profundidade de campo.
b)Quando não é possível subir em edifícios vizinhos, o ideal é manter uma grande distância do edifício para enquadrar todo o objeto, de preferência com uma teleobjetiva. Desta forma as linhas verticais ficarão paralelas. No entanto, a profundidade de campo será menor.
c)Quando não for possível subir em um vizinho ou se afastar o suficiente para enquadrar o objeto por inteiro, resta fotografar próximo ao edifício, utilizando uma grande angular. Para evitar as verticais convergentes existem duas alternativas. Virar a câmera para cima para enquadrar todo o prédio e corrigir a perspectiva no computador. Ou manter a câmera paralela ao edifício e utilizar algum elemento interessante em primeiro plano que possa compor a imagem.
d) Existem ainda opções mais caras como câmeras de fole e objetivas tilt-shift que permitem a correção da perspectiva.
a) Usar grande angular, manter câmera paralela à fachada e subir em um edificio vizinho, de preferência até altura correspondente à metade do edificio fotografado. As linhas verticais ficarão paralelas e será possível usar grande profundidade de campo.
b)Quando não é possível subir em edifícios vizinhos, o ideal é manter uma grande distância do edifício para enquadrar todo o objeto, de preferência com uma teleobjetiva. Desta forma as linhas verticais ficarão paralelas. No entanto, a profundidade de campo será menor.
c)Quando não for possível subir em um vizinho ou se afastar o suficiente para enquadrar o objeto por inteiro, resta fotografar próximo ao edifício, utilizando uma grande angular. Para evitar as verticais convergentes existem duas alternativas. Virar a câmera para cima para enquadrar todo o prédio e corrigir a perspectiva no computador. Ou manter a câmera paralela ao edifício e utilizar algum elemento interessante em primeiro plano que possa compor a imagem.
d) Existem ainda opções mais caras como câmeras de fole e objetivas tilt-shift que permitem a correção da perspectiva.
3-Quando não for possível se afastar o suficiente do edifício para fotografa-lo por inteiro, podemos fazer composições alternativas, mostrando somente uma parte da base ou do topo do prédio.
4-Outra alternativa para situações onde não se consegue enquadrar todo o prédio, principalmente em edifícios verticais, é se colocar de frente à fachada e fotografa-la de forma que as linhas horizontais permaneçam paralelas.
5-Utilize o zoom e macro para fotografar detalhes característicos da arquitetura.
6-No principio é importante dominar o equipamento, as técnicas básicas da fotografia e composição para, depois, usar todas as ferramentas e experimentar composições mais criativas.
Obs.: Todas estas observações também são válidas para desenhos e perspectivas eletrônicas e renders digitais. Manter linhas verticais paralelas e horizonte alinhado garantem perspectivas equilibradas.
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