CONCEITOS BASICOS-VELOCIDADE DO OBTURADOR

O obturador é um dispositivo mecânico que controla a quantidade de luz que penetra na câmera. Ao acionarmos o disparador, o obturador permite que a luz passe e seja captada pelo sensor ou pelo filme, por um tempo ajustável. Quanto maior o tempo, mais luz alcançará o elemento sensível. Este controle de tempo é chamado de "Tempo de exposição" ou "Velocidade do obturador". Normalmente, os tempos de exposição variam de segundos a milésimos de segundos, representados por frações. Os tempos mais usuais são: 30"... 4", 2", 1", 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000...

Em câmeras automáticas a velocidade é controlada automaticamente pela máquina, que mede a intensidade da luz no local e ajusta velocidades suficientes para evitar fotos borradas ou tremidas (ajustando tampém outras variáveis). Em câmeras manuais temos total controle sobre a velocidade do obturador.

Para arquitetura não existe um padrão de velocidade. Em geral, fotos noturnas exigem velocidades baixas. Em fotos diurnas pode-se usar velocidades altas alcançando imagens com efeito `congelado`, ou usar velocidades baixas alcançando efeitos de movimento, por exemplo, com carros e pessoas `borradas`. Sempre que se utiliza velocidades baixas é necessário utilizar um tripé.


Para a primeira foto foi usada uma exposição de 1,6 segundos, enquanto na segunda foi usado 10 segundos, muito mais clara e detalhada.

Efeito congelado com velocidade de 1/250 e efeito movimento com velocidade 3".

Nenhum comentário:

Postar um comentário